BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

CENTRO CULTURAL ADJUNTO DIAS


CENTRO CULTURAL ADJUNTO DIAS, na cidade de Caico, situado próximo ao Quartel do Batalhão Dinarte Mariz, foi inaugurado em outubro de 2002, o mesmo possui 447 poltronas, 2 camarotes ( com mais de 16 lugares) e uma ótima infra estrutura . Esse espaço de Cultura foi conquista da luta da sociedade caicoense, especialmente mobilizada pelos artistas locais, foi construído com recursos da Secretaria Estadual de Infra Estrutura, que investiu cerca de R$ 2,5 milhões. Localiza-se no bairro Paraíba na rua Major Lula,1550, ocupando uma área de 1.770 metros quadrados. Destina-se a apresentações de expressões artísticas como teatro, musica, dança, artes plásticas entre outros...

Casa de Pedra Uma das mais antigas construções da cidade de Caicó a casa de pedra teve sua construção iniciada no remoto ano de 1730, não se sabe de certo por iniciativa de quem. Seu morador mais conhecido, em épocas passadas, foi o português Antonio da Rocha Gama, que era natural de Torre de Moncorvo, em Trás-os-Montes, Portugal. Gama teria Habitado a célebre casa, entre os anos de 1775 e 1830. Lá viveu com sua esposa, Dona Isabel Maria de Jesus. A referida casa sofreu modificações devido sua proximidade do rio, que chegou a danificar sua estrutura e derrubar um dos compartimentos laterais. No seu interior, mudou apenas para se adaptar ao estilo de vida contemporânea, mas sua fachada encontra-se com as feições bem conservadas, exibindo as pedras usadas em sua construção. Atualmente localiza-se na Rua Visitador Fernandes nas imediações do Poço de Sant’Ana

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ARCO DE TRINNFO - CAICÓ

Trata-se de um monumento em formato de arco,localizado na praça da Matriz de Caicó, bem de fronte à Catedral de Santana. O arco está voltado ao casario antigo da Avenida Seridó, onde forma um caminho guardado por palmeiras imperiais,servindo como portal que dá acesso à catedral de Santana. O monumento está encimado com uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, envolta por uma aura luminosa, composta por dezenas de lâmpadas.

Na Antiguidade era comum erguer-se um monumento para marcar um fato importante, os "Arcos do Triunfo" eram edificados para marcar fatos, datas, conquistas, comumente construídos após a vitória de guerras, mas em Caicó foi diferente, pois o arco homenageia um episódio importante para a Igreja Católica : A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que passou por Caicó no dia 22 de novembro de 1953. Por ter se tornado um acontecimento muito importante, a marca ficou para a história. A idéia de Dom José Adelino,o então bispo da Diocese de Caicó; foi construir o Arco do Triunfo, colocando na parte superior uma réplica da imagem de Fátima. A construção durou cinco anos e foi inaugurada no dia 15 de agosto de 1958.

ILHA DE SANTANA - CAICÓ-RN

O complexo turistico Ilha de Santana trata-se de uma praça pública construída sobre uma ilha fluvial localizada no rio Seridó, no centro da cidade de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). O nome foi escolhido em homenagem a padroeira da cidade e a proximidade com a catedral. Inaugurado pela Governadora do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria, em 23 de julho de 2008, foram investidos 18 milhões de reais em sua construção; o complexo foi construído para incrementar o turismo de eventos na região, como a Festa de Santana, Carnaval, Moto Fest, Festival Gastronômico e Feira de Negócios.
Localizado em uma área de 15 hectares às margens do Rio Seridó, a área tem características geográficas de cabo, mas nas grandes cheias do rio toma a forma de ilha. O ponto mais alto e de maior largura é o Serrote da Cruz, onde está localizada a capela de São Sebastião a quase vinte metros de altura, em relação ao nível do rio. No local estão sendo construídas praças de alimentação, boxes para artesanato, pista de skate, um ginásio poliesportivo em dimensões oficiais com arquibancada de capacidade para 3000 pessoas. Além de um anfiteatro com capacidade para 1000 espectadores sentados e de um pórtico na entrada do complexo.
O complexo visa atrair pousadas que devam atender aos visitantes durante todo o ano, principalmente nos grandes eventos e festejos do calendário turístico de Caicó. O espaço será composto por três pousadas, cada uma dispondo de 20 unidades de hospedagem, e localizado no início da Avenida Beira Rio, na rótula do poço de Santana, próximo ao centro histórico-cultural, comercial e religioso da cidade. As áreas de urbanização do projeto compreendem um espaço de mais de 147 mil metros quadrados, com toda a infra-estrutura de suporte ao complexo como estacionamentos, pontes, avenidas, parques e passarelas.

ITANS DE CAICÓ

Os primeiros estudos para a construção do açude datam de 1907. Inicialmente o projeto do então governador José Augusto, era de se construir um reservatório no município de Jardim do Seridó, porém tal projeto foi rejeitado pelos moradores temendo ficar desempregados devido às águas encobrirem suas terras. Atendendo a solicitação dos moradores, o governador resolveu transferir o projeto para o município de Caicó, no sítio Itans, terras onde atualmente está instalado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, iniciando-se as obras em 1932. Porém os engeheiros acharam o terreno pedregoso, o que dificultaria as escavações. O ministro paraibano José Américo de Almeida concordou com a mudança no local, porque estava na documentação. O novo local escolhido foi a fazenda Caiçara. O açude foi construído com terra batida, mas para isso foi indispensável a utilização de jumentos para carregar a terra em caçambas de madeira de fundo falso. Após a substituição do engenheiro Roberto Miller, pelo engenheiro Rener Becker, o DNOCS enviou um trator caterpillar com rolo compressor e lâmina de espalhar a terra, com isso, o trabalho manual de espalhar e socar a terra foram suspensos. A obra foi concluída no final de 1935 e inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1936

CASTELO ENGADY - CAICÓ-RN


O Castelo do Engady, na cidade de Caicó-RN, construído pelo Padre Antenor Salvino, em 1974, é uma das principais atrações turísticas da região do Seridó. Edificado em estilo mouro-medieval, o castelo é mobiliado detalhadamente, com artefatos rústicos da época das cruzadas, misturando-se ao toque sertanejo. Ali, foi a residência oficial do padre por vários anos, e até um certo tempo, o local era conhecido como “o castelo do padre”. Hoje, funciona o Corpo de Bombeiros da cidade

HIDROGRAFIA

município encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, sendo banhado pelos seguintes rios:

  • Rio Seridó, que nasce na Serra dos Cariris, na Paraíba;
  • Rio Sabugi, que nasce na Serra dos Teixeiras, na Paraíba;
  • Rio Barra Nova, que nasce na Serra do Equador, em Parelhas, no RN.

Ainda podemos encontrar uma concentração de pequenas lagoas e açudes de pequeno e grande porte, sendo o mais importante o Açude Itans com capacidade para 81.750.000 m³ de água. Todos os cursos d'água encontrados no município são de natureza intermitente.

mais

mais

Quem sou eu

Minha foto
Sou o subtenente PM/RN JOSÉ MARIA DAS CHAGAS, natural de Mossoró-RN, pai de quatro filhos e que tem como base principal de vida:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS" e AMAR AO PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO"; ÃLÉM DE SER HUMILDADE E ATÉ A PRESENTE DATA NUNCA ECONOMIZEI UM GOTA DE HONESTIDADE. TENHO A MANIA DE ESCREVER, ESCREVER, ESCREVER, DE LER, LER, LER; DE PESQUISAR. COM CINCO BLOGS NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, CUJA META FINAL É DE CHEGAR AOS 7 BLOGS E 400 LINKS. SOU 95 POR CENTO TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E 5 POR CENTO FLUMINENSE.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
COM 66 BLOGS E MAIS DE 4 MIL LINKS

6º BPM - BATALHÃO DINARTE MARIZ

6º BPM - BATALHÃO DINARTE MARIZ
CAICÓ

RESIDENCIAL WALFREDO GURGEL

RESIDENCIAL WALFREDO GURGEL
CAICO

RESIDENCIAL LIBERDADE

RESIDENCIAL LIBERDADE
CAICÓ

MIRANTE DAS SERRAS

MIRANTE DAS SERRAS
CAICO

CASA DE PEDRA

CASA DE PEDRA
CAICÓ

CAICO - RN

CAICO - RN
CAICÓ, Estado do Rio Grande do Norte é uma cidade muito bonita, sendo a mais vertical do interior potiguar, depois de Mossoró, com vários edifícios acima de dez pavimentos, a qual apresentam características típicas de uma urbe do Sertão Nordestino, com açude de Itãns, Padroeira Nossa senhora .Santana, o maior símbolo da religiosidade do povo caicoense, Ilha de Santana, estádio Marizão, do Corintians, Caicó esporte Clube, da Rádio Rural , do CERES-Centro Regional de Ensino Superior do Seridó, do Museu do seridó, da Casa de Cultura Brito Guerra, do Centro Cultural Dep. Adjuto Dias, do Castelo do Engady, 1º Batalhão de Engenharia de Construção e do Batalhão Dinarte Mariz.. Terra das grandes fazendas de gado, do queijo, da melhor carne de sol, do churrasco, das vaquejadas e das muitas mulheres bonitas, guerreiras. As serras, que circundam a região, dão uma visão espetacular da paisagem nordestina. Não há quem não se encante ao conhecer a belíssima cidade maravilhosa de Caicó, encravada na Mesorregião Central Potiguar, de um povo alegre, amigo e hospitaleiro. A agricultura e a pecuária são os esteios da economia da região.